18 novembro 2014

Shampoos, Máscaras, cremes e seus componentes...

Olá meninas!!
Então hoje vou falar um pouquinho sobre os componentes dos produtos que usamos no nosso cabelo
Quem ai tem o costume de ler a composição do produto que está prestes a comprar?
Alguém já comprou um produto pelo nome famoso, e no final não teve aquele resultado esperado?
 É sempre bom agente prestar atenção e pesquisar um pouquinho mais sobre as composições para entender melhor sobre o produto.
Eu sei que as composições tem uns nomes bem chatinhos e um pouco difícil de entender, mas com o tempo agente se acostuma com eles e ai fica fácil saber o que faz bem e o que faz mal pro nosso cabelo.
então vamos começar com o que faz mal, o que não devemos ter na composição dos nossos produtos:

Sulfatos: normalmente são encontrados nos nossos shampoos, são um tipo de detergente usados para limpar o fio do nosso cabelo, e com isso acaba causando o ressecamento dos fios.
Os sulfatos podem aparecer com vários nomes, os mais fortes são: Sodium Laureth Sulfate, Sodium Myreth Sulfate, Sodium Lauryl Sulfate, Ammonium Lauryl Sulfate, Ammonium Laureth Sulfate, Sodium C14-16 Olefin Sulfonate, TEA Lauryl Sulfate, TEA-dodecylbenzenesulfonate, Sodium Alkylbenzene Sulfonate, Ammonium or Sodium Xylenesulfonate.

E os sulfato mais leves: Sodium Cocyl Isethionate, Sodium Lauryl Sulfoacetate, Sodium Socoyl (or lauryl/lauroyl) Sarcosinate, Ethyl PEG-15 Cocamine Sulfate, Dioctyl Sodium Sulfosuccinate, Sodium Lauryl Glucose Carboxylate, Methyl Cocoyl or Lauryl Taurate, Sodium Cocoyl Glycinate. 
Eu sei que os nomes são um pouquinho complicado mais vale a pena agente entender um pouquinho mais (:

Parafina Líquida e óleo mineral: eles formam uma película em volta do fio do cabelo impedindo assim que a hidratação penetre, e esses componentes precisam de sulfatos para serem removidos, então além de não deixar a hidratação penetrar no fio, ainda vai precisar usar outro componente que resseca e danifica pra pode ser retirado.
nomes que eles podem aparecer:Petrolatum/petrolato, Mineral Oil/óleo mineral, Parafinum Liquid/parafina líquida, Vaselina, isoparafina e isododecane.

silicones insolúveis: eles funcionam da mesma forma que a parafina e o óleo mineral formando uma película em volta do fio, a diferença é que eles não precisam do sulfato para ser removido do seu cabelo.
nomes que eles podem aparecer:Trimethylsilylamodimethicone, Amodimethicone, Cyclopentasiloxane, Cyclomethicone, Dimethicone, Cetyl Dimethicone, Cetearyl Methicone, Dimethiconol, Stearyl Dimethicone, Phenyl Trimethicone, Simethicone, Polydimethylsiloxane, Methicone, Dimethylpolysiloxane.


Agora vamos falar um pouco sobre o que faz bem né gente kkk

Poliquartenium: ele funciona como um condicionante, que ajuda a hidratar, sela as cutículas do cabelo deixando assim sem frizz, normalmente aparecem com um número ao lado do nome: poliquartenium-37 e o poliquartenium-74.

Behentrimonium (cloride ou methosulfate): é um dos melhores componentes, com o poder de deixar seu cabelo mais macio, assim como o poliquartenium, ele ajuda a selar as cutículas do cabelo.

Glicerina: é um umectante e ótimo hidratante, aumenta a quantidade de água do cabelo, diminui a quebra, é encontrada na composição de máscaras e cremes ou em farmácias.

Steramidopropyl dimethylamine: age como condicionante e deixa aquela sensação de cabelo mole, "cabelo derretido" kkk, faz o cabelo ficar super macio e fácil de desembaraçar.

óleos vegetais: comprovadamente, os óleos que consegue penetrar nas cutículas do nosso cabelo são os óleos: de côco e azeite de oliva extra virgem, os outros óleos e manteigas agem como óleos selantes, ajuda a manter a hidratação dentro do cabelo e protege os fios.

Água: é o ingrediente mais simples e mais importante, é muito importante que seus produtos contenham a água como um dos primeiros ingredientes, os primeiros ingredientes em uma lista de composições são sempre os que vem em maior quantidade.

É isso, espero que tenha dado pra entender, kkk
Espero assim ter ajudado vocês a entender um pouco mais sobre os produtos que usam no cabelo. É muito importante nos manter informados para saber se um produto é realmente de qualidade e saber também se produtos caros realmente valem a pena...
beijos meninas (:(:
















3 comentários:

  1. Eu ainda não estou fera nesse lance de composição não, mas sempre que vejo um oleo incluido na composição já sei que a mascar será bem nutritiva, aprendendo aos poucos.

    http://elapensatambem.blogspot.com.br/2014/11/cabelo-natural-uma-decisao-saudavel.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo eu também não entendo tudo kkk mais já dá pra escolher um bom creme ou máscara sem ser enganada pelo status ou fama de uma marca.
      bjs Natasha, e se tiver alguma dúvida pode perguntar se eu poder te ajudar tá...

      Excluir

Cuidados de uma cacheada

LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL